Por Wemerson Augusto em 26/2/2008
Depois de transmitir diálogos da literatura, das campanhas educativas, culturais, religiosas e protestos, os quadrinhos têm uma nova missão, a difusão de informações do novo testamento da bíblia sagrada em formato de mangá pelos celulares.
A experiência digitalizada a maneira japonesa de fazer histórias em quadrinhos vai ser apresentada inicialmente aos jovens da República das Filipinas. A iniciativa partiu da Conferência Episcopal das Filipinas que pretende usar frases breves e desenhos animados que é muito popular no país para atrair os jovens ao mundo da fé.
A escolha da mídia é uma forma de aproximar a juventude a cristo de uma maneira divertida. Provavelmente, este posicionamento da igreja é apenas o começo de uma nova fase, proporcionada pela massificação das informações.
Entendimentos e reflexões
Muitos estudos demonstram que jovens no mundo todo vêm trocando as religiões, entre outras questões, pelo entretenimento. Na tentativa de reverter este diagnóstico, distintas iniciativas tentam mesclar diversão e mensagem direcionada. Outro exemplo vem da Inglaterra, com o mangá impresso que ilustra a vida de Jesus Cristo.
Similar a bíblia digitalizada nas Filipinas, a publicação de Jesus Cristo quadrinizado no país inglês também tem a finalidade de estreitar o contato com os adolescentes.
Um dos aspectos interessantes destes dois experimentos, é o fato deles lançarem outros entendimentos e reflexões a respeito da história mundial. Por exemplo, no mangá de Cristo, o personagem é solitário, tem cabelos compridos e apresentasse em alguns quadros de modo sombrio e até assustador. Imagem e enredo bem diferente do retrato ilustrado nos milhares de quadros e estórias reiteradas cotidianamente neste planeta.
Este artigo foi publicado originalmente no Observatório da Imprensa
Marcadores: linguagem e religião, quadrinhos
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial